domingo, 20 de março de 2011

SOUSA DE LUTO - FALECEU DR. SABINO RAMALHO


SOUSA DE LUTO – FALECEU O DR. SABINO RAMALHO LOPES
De luto o Vale do Piancó pelo falecimento do seu ilus-tre filho, e a cidade de Sousa a que ele dedicou amor e trabalho, tornando-se, não receio dizê-lo, entre os filhos de outras terras que aqui viveram, o que mais se integrou socialmente, na família e no labor, deixando frutos que marcarão indele-velmente a sua predestinação para servir a coletividade, honrar os encargos na vida pública e privada.  
Em Sousa nasceram os seus filhos; em Sousa deixou no exercício da Promotoria Pública – um mestre do Direito − e como educador, ações cujos resultados hoje tornam a cidade melhor entre as maiores: o Colégio Estadual que dirigiu, quando o ensino secundário, dado a carência de titulares em pedagogia, era quase exclusividade da Igreja Católica, na sua tradição que veio com o Descobrimento;  arregimentou os mestres, organizou-os e os colocou a serviço da cidade. E a implantação do curso superior − um coroamento que ilustrou mais a sua vida.
  Quanto à Faculdade de Direito − ele o seu mais operoso diretor −, no tempo em que ensino superior praticamente só existia nas capitais dos Estados, de pronto aderiu à minha idéia de criação do curso, e com a colaboração do então juiz de direito Firmo Justino e a decisiva contribuição do professor Afonso Pereira, elaboramos o projeto que entregamos a Clarence Pires e Antonio Mariz, que se o aplaudiram e se incorporaram na luta em sua defesa. Sem demérito para os demais dire-tores e coordenadores do curso, afirmo que, sem o concurso de Sabino a Faculdade de Direito de Sousa não teria nascido e sido instalada, assumindo desde então, uma posição de liderança no ensino jurídico na Paraíba.
O edifício onde hoje funciona a Faculdade de Direito de Sousa, construído por ele, ouvi de um membro do Conselho Federal de Educação em visita de fiscalização, era o que, na região melhores condições oferecia para funcionamento do curso. A minha cidade e a juventude da época devem ao dr. Sabino Ramalho o fruto de um tra-balho de reconhecido e elevado valor pedagógico e social. Sousa, com certeza, lhe prestará a homenagem póstuma que ele merece.
Entre outros sousenses fui, talvez, o que dele mais se aproximou, dadas as nossas raízes familiares no Vale do Piancó, e o companheirismo nas lides forenses: ele Promotor, eu Advogado. Tanto nos identificamos na nossa amizade, que o tomei como compadre, padrinho do meu filho José Fábio, o que muito me honrou. Mais terei para relatar sobre a passagem daquele ilustre cidadão hon-rando os nossos costumes, o nosso meio. E o farei. Disponho-me realizá-lo em levantamento biográfico e proposição de reconhecimento público, oportunamente.
...............................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário