RESTABELECER
URGENTE A MALHA FERROVIÁRIA QUE LIGAVA SOUSA E A PARAIBA AO PAÍS. ESTÁ EM CAUSA
O NOSSO PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO
Considero urgente e de interesse público, o
restabelecimento da malha fer-roviária que ligava Sousa e a Paraíba ao resto do
país. Falo como sousense, que
durante muitos anos utilizou os trens de
passageiros e também os trens de carga, que transportavam mercadorias
integrando os produtores, industriais,
comerciantes e consumidores locais, regionais. Marcava o nosso desenvolvimento. Levo este
assunto pedindo e esperando o apoio de todos, dado o grande interesse econômico
e social que lhe reconhecemos.
Sousa, a nossa querida cidade, era ligada a João Pessoa,
Fortaleza, Recife, Mossoró especialmente, e ao restante do país por comboios
regulares, servidas por agentes e funcionários, operadores do sistema com
Estações, Armazéns, Oficinas,
escritórios para burocratas. Um verdadeiro mundo administrativo,
profissional, comercial e formador de técnicos que sustentava a atividade.
Afirmo sem receio de contestação: a conhecida gang do transporte rodoviário de
alta lucratividade para os seus agentes, articulada na alta administração
pública, minou a resistência, subornou,
eliminou o serviço ferroviário, serviço este considerado essencial, que existe
em todos países desenvolvidos e em desenvolvimento no mundo, indispensável para
o progresso das nações. Aí está a malha rodoviária brasileira de altíssimo
custo financeiro, levando às alturas o chamado “custo Brasil”, com problema de
operacionalidade pelos acidentes e desgaste natural que a torna problemática.
Faço, por fim,
referência ao romantismo social das lembranças, referindo quatro nomes
representativos entre milhares, que
viveram em nossa Sousa, aqui constituíram famílias deixando filhos e parentes
que conhecemos, e, estejam onde estiverem hoje, nasceram no seio do
empreendimento público que implantou a malha ferroviária que chegou a Sousa.
Cito José Bringel, Pedro Brasil, Joaquim Pinto, Sabas Coelho, representando
todos.
Serei contestado com relatórios e avaliações
especiosas, falsas sobre a realidade econômica e dos transportes no país. Eles
têm os seus agentes. Mas foram denunciados pelo nobre e honrado senador Roberto
Requião, do Estado do Paraná – o único entre
os governadores no Brasil que se recusou a privatizar (vender a preço de
banana) o Porto de Paranaguá entre os melhores do mundo em eficiência, de baixo
custo, a companhia distribuidora de energia elétrica, que fornece a mais barata
do país, com os menores reajustes, o banco estadual, proibiu os famosos
pedágios. Ele se juntará aos sousenses, aos políticos paraibanos que nos
apoiarem, tenho certeza.
ALERTA
PATRIOTAS PARAIBANOS, SOUSENSES! RESTABELECER A NOSSA MALHA FERROVIÁRIA É A
PALAVRA DE ORDEM NO MOMENTO.
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